quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Milho ou Piruá?
Alguns de vocês devem conhecer a história: “milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre”. Assim acontece com a gente.
"As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica o mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: Perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que o pobre grão de milho, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de suas cascas duras, fechadas em si mesmo, ele não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ele. O grão não imagina aquilo de que ele é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ele aparece como uma outra coisa completamente diferente, uma pipoca, algo que ele mesmo nunca havia sonhado. Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém."
Desta forma somos nós, muitas vezes não temos a coragem de enfrentar os riscos, os obstáculos e o fogo, com medo de se dar mal, de se queimar. Observe ao seu redor, deve existir algum piruá que teve medo de enfrentar o desconhecido.
É muito importante que enfrentemos todas as nossas dificuldades, e alguns obstáculos que parecem impossíveis de serem quebrados, pois só dessa forma podemos saber realmente se somos bons ou não. Costumo dizer que o que seria dos nossos acertos se não fossem os nossos erros. Um homem que não consegue enfrentar os seus próprios conflitos não é digno de crescer. Portanto, o melhor caminho para começar uma grande caminhada é vencendo você mesmo. Tenha certeza, se vencer a si mesmo, os outros adversários serão apenas mais um para ser vencido.
terça-feira, 17 de setembro de 2013
A espera de um amor
Estou à espera de um amor...
Que nunca chega
Mesmo sem certeza
Estou segura na minha busca
Olhos firmes no horizonte
Eu sei um dia ele vem
E mesmo sem roteiro
E com todas as rasteiras
Continuo inteira...
À espera de um amor...
Só espero que ele não demore
Porque os anos passam ligeiro
E junto com ele
Minha esperança e juventude
Sentada na calçada, numa noite quente
À espera de um amor...
Quem sabe hoje ele vem!
domingo, 15 de setembro de 2013
MOTIVE-SE!!!
Desejo que você
Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.
Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.
Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para
irrigá-la.
Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.
Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina,
Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.
Seja um debatedor de idéias. Lute pelo que você ama.
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
sábado, 14 de setembro de 2013
DIFERENÇA ENTRE ENTENDER E COMPREENDER
Assim como ouvir e escutar são palavras parecidas, mas com um sentido diferente e mais amplo, entender e compreender também são. Embora nos dicionários as palavras sejam sinônimas, elas apresentam diferenças cruciais e importantes.
As pessoas podem entender algo e não compreendê-lo, bem como não saber explicá-lo também.
Por exemplo, ao estudar química, o aluno aprende e entende que a fórmula da água é H2O, mas não compreende o seu significado, as moléculas que a compõe, que são necessárias exatas duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio para formar a água. Ele entende, decora a fórmula sem compreender sua real definição.
Ter compreensão sobre os assuntos fará uma profunda diferença para subir os degraus de sucesso ou não de qualquer empreendimento em qualquer esfera da vida de um indivíduo. Compreender requer questionamento, perguntas e a busca pelas respostas. Para compreender não se pode ser apático, conformado, estagnado.
A dúvida e a busca da resposta fazem parte do ser racional. A natureza por si só fez do homem, um ser questionador, sempre procurando desvendar os mistérios da vida. Por esta razão a civilização fez e tem feito grandiosas descobertas. No entanto, a modernidade e a revolução tecnológica têm feito algumas pessoas se acomodarem e pararem no tempo.
Compreensão requer atenção, questionamento e principalmente tempo para pensar, analisar e conquistar o verdadeiro entendimento em todos os assuntos.
DIFERENÇA ENTRE OUVIR E ESCUTAR
" - Menino você não me ouviu direito?
- Ouvi sim, eu só não escutei o que a senhora disse."
- Ouvi sim, eu só não escutei o que a senhora disse."
Pode parecer engraçado, mas há uma grande diferença entre os dois verbos. Como pode alguém ouvir e não escutar?
Ouvir refere-se aos sentidos da audição. A pessoa ouve apenas, mas pode ou não interpreta a comunicação.
Escutar requer mais que ouvir, ou seja, a pessoa tem que prestar atenção ao assunto, entender do que se trata, perceber o que foi dito, sentir as palavras, memorizar o assunto, opinar, levar em consideração e agir ou não em conformidade.
Para quem deseja ir bem nos estudos, progredir profissionalmente, escutar é a melhor opção e haverá necessita de prática. Nos dias de globalização, competição acirrada, as pessoas pouco escutam e desejam mais falar do que ouvir. No entanto, saber ouvir é um sábio conselho milenar que requer treinamento. Uma comunicação perfeita e sem ruídos requer atenção e bons ouvintes antes de qualquer coisa.
Havendo falha na comunicação haverá falhas nas relações, sejam elas conjugais, empresariais, nos negócios ou na escola. Pesquisas indicam que atualmente um dos maiores problemas de comunicação nas empresas é o fato dos funcionários de todas as hierarquias estarem mais preocupados consigo mesmos, com seus problemas não ouvindo seus parceiros e isto tem gerado infinitos conflitos que poderiam ser minimizados se as pessoas apenas escutassem mais ou invés de apenas ouvir.
CRÔNICA DO AMOR
Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo a porta.
O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar.
Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referenciais.
Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca.
Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.
Você ama aquela petulante. Você escreveu dúzias de cartas que ela não respondeu, você deu flores que ela deixou a seco.
Você gosta de rock e ela de chorinho, você gosta de praia e ela tem alergia a sol, você abomina Natal e ela detesta o Ano Novo, nem no
ódio vocês combinam. Então?
Então, que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante do que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você. Isso tem nome.
Você ama aquele cafajeste. Ele diz que vai e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário. Ele não emplaca uma semana nos empregos, está sempre duro, e é meio galinha.
Ele não tem a menor vocação para príncipe encantado e ainda assim você não consegue despachá-lo.
Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga. Ele toca gaita na boca, adora animais e escreve poemas. Por que você ama este cara?
Não pergunte pra mim; você é inteligente. Lê livros, revistas, jornais. Gosta dos filmes dos irmãos Coen e do Robert Altman, mas sabe que uma boa comédia romântica também tem seu valor.
É bonita. Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar. Independente, emprego fixo, bom saldo no banco. Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettucine ao pesto é imbatível.
Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém e adora sexo. Com um currículo desse, criatura, por que está sem um amor?
Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados.
Não funciona assim.
Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o Amor tem de indefinível.
Honestos existem aos milhares, generosos têm às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó!
Mas ninguém consegue ser do jeito que o amor da sua vida é! Pense nisso. Pedir é a maneira mais eficaz de merecer. É a contingência maior de quem precisa.
sexta-feira, 22 de março de 2013
CORAÇÃO DE POETA
Coração de poeta é tão sensível,
tão sensível dum jeito imensurável.
Que consegue sentir o inaudível
e beijar com leveza o intocável.
Ver um Deus em cada miserável
e chorar pela dor dum oprimido,
mesmo vendo seu dono por vencido
ele aposta na ânsia de vencer.
Eterniza a lição de aprender
e garante que nada está perdido.
SINFONIA DE NÓS DOIS- Canto Primeiro
Quando o nosso sono chegar
durma por mim
que eu sonho por nós dois.
Quando a angústia chegar
ria por mim
que eu choro por nós dois.
Quando o Ser Supremo chegar
reze por mim
que eu rogo por nós dois.
Quando o verde banjo chegar
cante por mim
que eu dedilho por nós dois.
Quando a genocida chegar
viva por mim.
que eu morro por nós dois.
Quando a liberdade chegar
deite por mim
que eu voo por nós dois.
Quando o escuro chegar
olhe pra mim
que eu brilho por nós dois.
Quando a dura pena chegar
goze por mim
que eu peno por nós dois.
Quando a melodia chegar
ouça-a por mim
que eu a harmonizo por nós dois.
Quando o "nosso fruto" chegar
colha-o por mim
que eu o rego por nós dois.
Quando a bomba atômica chegar
zele por mim
que eu explodo por nós dois.
Quando a injustiça chegar
cale por mim
que eu brado por nós dois.
Quando a coerência chegar
mire-a por mim
que eu a fisgo por nós dois.
Quando a indecência chegar
corra por mim
que eu fico por nós dois.
Quando a violência chegar
acalme a mim
que a desvairo por nós dois.
Quando a despedida chegar
grude-se a mim
que o bonde é pra nós dois.
Assinar:
Postagens (Atom)